Pular para o conteúdo principal

O PAPEL DO CRIADOR DE AVE NA SOCIEDADE


O PAPEL DO CRIADOR DE AVES NA SOCIEDADE
A sociedade muita das vezes fecha os olhos, os órgãos ambientais são burocráticos e exigentes, e eles são os verdadeiros heróis. As pessoas muitas vezes nem sabe que existem, para que servem ou o que fazem de bom para a sociedade, se é que realmente contribuem para algo de importante. No dicionário, criador é “que cria, produz, gera.”, mas são muito mais do que isso. O criador ou avicultor não sabe da importância que exerce na questão da preservação, conservação e de dar continuidade a espécies que hoje poderiam estar extintas.
O caso da Ararinha Azul (Cyanopsitta spixii) chamou a atenção do mundo, virou filme, sucesso no Brasil e no exterior, e as pessoas não conseguiram enxergar o principal protagonista disso, que é o criador. Sem eles poderíamos dizer que assim como a Ararinha Azul, outras espécies poderiam não existir mais como os Kakarikis (Cyanoramphus novazelandiae), sendo que outras espécies do gênero Cyanoramphus já foram extintas e outras estão na beira do precipício.  Os próprios órgãos públicos deveriam usar isso a favor deles, para a preservação das espécies locais, afinal a reabilitação e soltura acabam não sendo um método tão eficiente quanto à reprodução e consequentemente o aumento populacional da espécie em cativeiro.
O criador carrega um enorme banco genético em cada ave, o mesmo deve ser sério, responsável nos cruzamentos e tentar preservar ao máximo as características naturais de cada ave para que se um dia a espécie que ele cria entrar em extinção ou ficar ameaçada devida á ação humana ou outro fator que a deixe vulnerável, ele poderá contribuir para que um dia volte a voar e cantar pelo seu habitat de origem. Além disso, vivemos em uma crise de desmatamento queimadas e desrespeito com as florestas e savanas, que são os habitat desses seres alados. A introdução de fauna exótica também é um fato que contribui para o desaparecimento de inúmeras espécies, já que pode disputar por território, alimento ou ser até mesmo um predador como é o caso dos gatos, que acabam por causar um enorme rombo no equilíbrio ecológico.
Além da burocracia por parte do estado e desvalorização por parte da sociedade, o que acaba desestimulando novos criadores, ainda ocorre ataques por parte de figuras públicas, políticos e “protetores” de animais. Os que criticam, criticam porque não conhecem, não saem de suas bolhas e de sua zona de conforto, negam conhecer o novo e dizem saber da verdade, muitos ainda apelam para o lado emocional, “Coitado! Vive preso em uma gaiola”, da para ver que não entendem nada de bem estar animal, ignorantes e desinformados. Afirmam que elas sentem saudade da natureza, sem antes nunca terem saído de lá. Não temos como sentir saudade se algo se não vimos, sentimos, tivemos.
As pessoas só começam a ouvir e se interessar por aquilo que as convém, temos que abrir os olhos e tentar enxergar um pouco além e ver que o futuro de muitas espécies pode estar na mão dos criadores, começar a enxergar que são necessários, extremamente necessários.


Por: Yan Victor
Criador de psitacídeos no estado da Bahia, Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PSITTACULTURE

Como o autor Tony Silva diz: “Esta nova edição é o livro mais completo sobre papagaios em avicultura já escrito. Levei 28 anos desde que o primeiro manuscrito de Psittaculture foi concluído para escrever a edição revisada. Durante esse tempo, meu foco tem sido reunir dados, provar teorias e pesquisar papagaios. As fotos anexadas são excetuadas do livro, que pesa 2,5 kg (5,5 libras), tem 600 páginas e mais de 1000 fotos ... ”

GERMINEX- MEGAZOO

O Germinex da Megazoo, está sendo muito usado pelos criadores, segundo a marca o produto é muito indicado para o período de desmame dos filhotes ou para adaptação de aves que estão em período de transição de outros alimentos, para rações extrusadas. COMPOSIÇÃO BÁSICA DO PRODUTO Grão de arroz, aveia integral, proteína de soja micronizada*, farelo de soja extrusado*, dextrose, extrato de leveduras (fonte de nucleotídeos), clara de ovo, insetos desidratados, plasma sanguíneo (fonte de imunoglobulinas), farelo de trigo, farinha de alga (Schizochytrium sp), maçã desidratada, alfarroba, spirulina, óleo de soja refinado*, óleo de coco, fosfato bicálcico, calcário calcítico, premix vitamínico mineral aminoácido (aditivos adsorventes de toxinas, extrato de cardo-mariano, DL-metionina, vitamina A, vitamina D3, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B2, vitamina B12, vitamina C, vitamina E, vitamina K3, niacina, cloreto de colina, ácido fólico, pantotenato de cálcio, biotina, inositol, zinco aminoá...

OVO COZIDO

         Um dos alimentos mais comuns na criação de aves e principalmente da canaricultura (criação de canários)  é   o ovo cozido. Muito usado na época  de reprodução e também  no desmame de filhotes que saíram  do ninho recentemente,  rico em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas A, B, D e E.  O ovo pode ser oferecido nesses períodos  de carência  e também  fora deles, o recomentado é  oferecer ate três  vezes na semana.